terça-feira, 24 de novembro de 2009

Tempo

O tempo passa e nós nem damos conta, parece que foi ontem mas afinal já lá vão 7 meses.
São 7 meses em que cada vez tenho mais saudades, daquela voz, daquele sorriso quando eu entrava lá em casa, dos conselhos e até mesmo dos desentendimentos tenho saudades.
Para quem diz que com o tempo tudo passa, afinal não é bem assim, pois cada vez sentimos mais a sua falta, sentimos a falta daquele ombro que estava sempre pronto a ajudar e a ouvir, apesar de às vezes não concordar.
Avô, sei que te tenho como uma estrelinha muito brilhante no céu a olhar por todos nós. Desculpa se alguma vez te magoei, desobedeci e desculpa se nunca mostrei o meu amor por ti.

Avô Amo-T e estarás sempre comigo!

sábado, 31 de outubro de 2009

Amizade

Sem desvalorizar nenhum amigo, hoje quero agradecer a uma pessoa que apesar de não a ter perto de mim temos uma grande ponte de ligaçõ pela internet, ela sabe de quem esto a falar.
Conhecemo-nos há pouco tempo, através da internet mas desde então temos uma grande amizade (acho que a posso classificar assim). Com ela aprendo várias coisas da vida, dou-lhe conselhos, ajudo-a em tudo aquilo que posso.
Para ti amiga:
Amizade:
Não é receber, é dar.
Não é magoar, é incentivar.
Não é criticar, é apoiar.
Não é ofender, é compreender.
Não é humilhar, é defender.
Não é julgar, é aceitar.
Não é esquecer, é perdoar.
Amizade..
É simplesmente AMAR.

sábado, 17 de outubro de 2009

Retiro

Foi num passado mas para mim ainda muito recente que vivi algo inesquecível.
Fizeram-me um convite e mais uma vez aceitei-o, mesmo não sabendo como iria ser, quem iria... Quando dei por mim estava rodeada de Jovens, uns mais novos que eu outro mais velhos, mas estávamos ali todos pelo mesmo motivo com o mesmo objectivo, ou seja, ouvir o Pe James.
Os dias passaram a correr, foi tudo perfeito, ver aquela gente ali toda reunida durante o fim-de-semana cada vez mais a aderir, toda aquela vibração foi tudo magnifico.
Tudo foi significante, mas saliento a imposição das mãos do Pe James sobre a nossa cabeça. Tenho tanta coisa na minha cabeça mas não consigo transcrever para aqui, só mesmo vivendo e aconselho-vos que se tiverem uma oportunidade de irem a um Retiro do Pe James não pensem duas vezes, porque é fantástico.
Obrigado a todos os momentos
Obrigado a Deus
Obrigado há pessoa que me proporcionou a minha ida
Mas especialmente ao Pe James e a todos os da organização.
"Alegrai-vos sempre no Senhor."

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Fátima ...

Feito o convite penso que aceitei logo, mas mesmo assim um pouco reticente pois não sabia com quem me cruzaria e o que realmente iria ser feito.
Depois de alguns ensaios onde nem sempre corriam na perfeição, chegou o grande dia, rumamos ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima.
Correu tudo bem, apesar de alguns imprevistos demos o nosso melhor, e a Nossa Mãe, esteve sempre connosco.
Durante este tempo, partilhamos grandes histórias, desabafos, demos opiniões, mas sobretudo convivemos e conhecemos pessoas. Foi um fim-de-semana diferente, onde jovens de todas as Dioceses se reuniram.
Foi bom estar lá, senti-me como se estivesse em casa. Tudo foi perfeito, até aquele acordar do sino e da missa em latim.
Obrigado pelo momento que me proporcionaram, jamais será esquecido.
Obrigado, a Ti, Mãe por me teres acolhido em Tua casa.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009


Senhor Jesus Cristo,
sempre vivo e presente connosco,
tornai-me digno de Vos servir no altar
da Eucaristia, onde se renova o
sacrifício da cruz e vos ofereceis
por todos os homens.
Vós, que quereis ser para cada um o
amigo e o sustentáculo no caminho da
vida, concedei-me uma fé humilde e
forte, alegre e generosa, pronta para
vos testemunhar e servir.
E porque me chamastes ao Vosso serviço,
permiti que Vos procure e Vos encontre,
e, pelo sacramento do Vosso Corpo e
Sangue, permaneça unido a Vós para sempre.

Ámen.

Aqui partilho convosco a Oração do Acólito. Hoje tive a felicidade de celebrar 10 anos a Servir o Senhor.
Servi sempre o Senhor, como o pude fazê-lo da melhor forma, e espero continua-Lo a Servir com alegria, simplicidade e honestidade.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

A Comunhão

Nestes Domingos e já que a liturgia fala do Pão, da multiplicação dos pães, vos partilhar um exemplo que ouvi: "Num determinado dia, um senhor entrou numa Igreja em que tinha vários altares a Celebrarem a Eucaristia ao mesmo tempo, escutou cada um e aproximou-se daquele que estava mais perto da Comunhão, comungou e foi embora. O seu filho perguntou-lhe: Pai o que é que tu acabas-te de fazer? Comungas-te e vieste logo embora, não assististe a nada da Eucaristia. Seu Pai respondeu-lhe: Eu preciso de me alimentar todos os dias com o Pão de Deus, e visto não ter tempo para ficar, pois tenho de ir trabalhar, vou falar agora com Deus."
Este exemplo marcou-me muito, é de louvar as pessoas que falam com Deus, quando estão sozinhas, ou mesmo quando vão a caminho do trabalho.
Por outro lado, é importante nos alimentarmos com este "Pão", ele dá-nos força para caminharmos mais e mais.

sábado, 8 de agosto de 2009

25 Anos


Na passada Terça-feira (4 de Agosto), foi um dia único, pois só acontece uma vez na vida. Os meus Pais celebraram as suas Bodas de Prata Matrimoniais.

Foi com uma grande alegria e emoção que vivi este dia, pois tive sempre ao meu lado as pessoas mais importantes da minha Vida. Fiquei emocionada não só pelos meus Pais, mas sobretudo pelo meio envolvente, a Celebração da Eucaristia foi muito marcante, ao olhar para o Altar vi que realmente podia contar com os meus amigos, o coro ...


Vou deixar uma pequena mas para mim uma grande partilha da homília: "Uns festejam aqui na Terra a olhos vistos, outros estão no Céu, a festejarem também mas de uma maneira diferente."

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Twitter

E agora para mensagens curtas e instantâneas onde podemos deixar um simples recado daquilo que estamos a fazer, ou m breve pensamento, entre outras coisas ... Visitem
http://www.twitter.com/Ticholera

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Horóscopo

Hoje ao abrir a página da Internet, fui ver o meu horóscopo onde fiquei um pouco surpreendida porque lá dizia: "Há, no seu íntimo, situações muito pessoais e secretas, que nem às paredes confessa. No entanto, nesta ocasião será oportuno trazê-las à superfície"(2 de Agosto - Caranguejo).
Por certa forma tem razão, por vezes devemos contar mais coisas, falar, mas por outra forma de ver a realidade nem sempre podemos deitar cá para fora o que nos vai na alma. Por outro motivo, penso que se nos pedem para não contar, acho melhor o fazermos, pois significa que têm confiança em nós, e se tal não o fizermos podemos vir a sofrer graves consequências, chegando mesmo a perder uma amizade.
Por isso, continuo a achar melhor guardar certos factos para mim, na minha cabeça, no meu coração e um dia mais tarde no momento mais oportuno aí sim, revelar tais factos.

terça-feira, 7 de julho de 2009

...


Já por várias vezes sem contar com tal situação me interpelaram sobre "Como cativar na catequese?"
Esta pergunta é muito questionada, principalmente a partir de uma certa idade em que os adolescentes optam por outras actividades, abandonando o Caminho da Fé.
Mas afinal como cativar na Catequese?
No meu ponto de vista, e falando mais no problema que hoje me foi colocado, é fundamental sermos dinâmicos, desde jogos que aprofundem a Vida Cristã, actividades ao ar livre conhecendo Deus, até mesmo visita àqueles que mais só se sentem. Mas sem nunca nos esquecermos do catecismo, nosso companheiro em todas as caminhadas.
Neste novo ano que irá iniciar em Setembro, para Mim vai ser um ano muito marcante pois recebo o Espírito Santo e por isso agora mais do que nunca devemos pensar em certos problemas, não basta só ter Fé, acreditar em Deus, ir há catequese, temos também de praticar, dar o nosso testemunho, ir há Eucaristia.
E por aqui me fico, meditar um pouco na proposta que me foi feita hoje, juntamente com Deus.

"Fé sem obras é uma Fé morta"
(São Paulo)

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Mais um momento ...

Aqui fica um momento que marcou o dia 30 de Junho. Foi durante a Eucaristia presidida pelo Neo-Presbitero Hugo Martins que ouvi estas palavras, que aqui partilho convosco ...

"Nós te agradecemos ó Deus o dom da vida da Inês que hoje completa mais um aniversário natalício, saiba sempre servir-Te como o mereces e comula-a das melhores bênçãos. Oremos Irmãos."


Obrigado Padre Hugo Martins, pelo dia,pelos momentos, este foi aquele que mais me marcou pois eu não estava há espera e fiquei sem palavras.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Mais um ...

Mais um ano passou. Mais um ano em que ouvi as mesmas palavras, mas sempre com grande importância, com a mesma emoção ... mas sem aquela pessoa especial.
Ainda estou sem palavras, todas as surpresas, todas as emoções. Começou pelo Encontro de Acólitos que o meu Amigo Hugo fez questão de ser neste dia, a Eucaristia, passando pelo "banho de chantilly", jogo de pistas para a prenda, foi tudo fantástico, tudo mágico, tudo diferente.
Obrigado a todos aqueles que mais ou menos directamente colaboraram (Ana Lúcia, Catarina, Daniel, Diana, Hugo, Kokas, João).
Para sempre comigo ...



quinta-feira, 18 de junho de 2009

Saudades ...

O tempo não pára ... 2 meses ... O tempo passa, não O vejo, não O sinto, não Lhe posso tocar, não oiso a Sua voz, apenas posso recordar momentos que passei com Ele, de alegria, emoção, sofrimento, tudo mas mesmo tudo. Principalmente recordo o triste dia em que o vi partir para junto do Pai, da maneira como foi, do último momento, do movimento de toda a gente que queriam que eu não fosse para casa, recordo-me de todos os momentos desse dia.
Agora tudo mudou ... Naquele "Jardim das Tabuletas", onde ricos, pobres, mendigos vão todos para o mesmo destino, por mais que custe.

Naquele "Jardim" onde familiares e amigos recordão momentos passados com as pessoas.

Agora apenas posso florir o seu cantinho...


"Se um dia eu ficasse sem Ti

Olharia as estrelas do Céu!"

sábado, 30 de maio de 2009

Refleção

É triste ver cada vez menos crianças, adolescentes, idosos mas sobretudo adultos a terem cada vez menos cultura sobre a Vida Cristã.
Foi na semana passada que me deparei com uma situação um pouco caricata numa aula em que quase fui mandada "arejar a cabeça".
No decorrer da aula, na qual era de análise de quadros apareceu um em que tinha Deus numa nuvem uma mulher que subia juntamente com vários Anjos e na Terra ficara uma multidão a olhar o Céu. Qual não foi o meu espanto quando ouvi: "Isto é Deus com cabelo loiro e de olhos azuis juntamente com Maria!"
Fiquei um pouco frustrada e interrompi a professora no qual lhe disse que nunca poderia ser Maria por ela tinha manto azul, mas sim deveria ser Maria Madalena, pois tinha um manto acastanhado e Deus nunca teria olhos azuis e cabelos loiros mas sim os teria acastanhados. Foi nesta altura em que fui mandada "arejar a cabeça" se não me cala-se.

É triste na sociedade de hoje haver cada vez mais situações deste tipo, em que ao participar-mos somos surpreendidos com certas respostas.

É caso para dizer: "Somos presos por ter cão e por não ter."

quinta-feira, 14 de maio de 2009


Faz hoje 3 semanas o tempo passa e as saudades apertam, as emoções atropelam-me, por e simplesmente sinto a tua falta.

Passas os dias no meu pensamento, na minha memória, mas ainda me custa a acreditar que estás longe de mim, que nunca mais te posso tocar, ver, escutar, falar ... Mas sei que estarás sempre a olhar por nós!

É triste entrar em tua casa, não te ver ali sentado no teu cantinho com a tua habitual preocupação com os netos, com a tua curiosidade de saber o que fazemos, como estamos.

É triste saber que nunca mais irás passar o Natal comigo, nunca mais poderei contar o que se está a passar.

Mas mesmo assim custa-me a frieza de certas pessoas, por vezes até parece que não têm coração.


Sinto-me triste por não te ter aqui comigo, mas feliz por saber que tiveste uma morte santa, e por saber que sempre nos adoras-te e fazias tudo por nós.


Não um adeus, mas um Até qualquer dia!

sábado, 2 de maio de 2009

Foi há uma semana atrás que a minha vida mudou...
Perdi a pessoa que eu gostava, a pessoa que me dava concelhos, a pessoa que me ensinou a crescer, a pessoa que me ensinou na escola, a pessoa a quem eu contava os meus segredos, mas simplesmente a pessoa que me ajudou a entender a vida, a saber vive-la.
Foi com muita tristeza e muita surpresa que na passada quinta-feira, recebi a notícia que Deus, nosso Pai chamou o meu Avô para junto d'Ele.
Foi com ele que cresci a minha infância, foi com ele que quando as aulas acabam me "aturava" a fazer os t.p.c, ou simplesmente a partilhar o meu dia-a-dia. Se por vezes me dava um berro era simplesmente para meu bem ... para me fazer abrir os olhos para a vida.
Desculpa Avô se alguma vez Te magoei, se alguma vez Te desobedeci, se Te chateei, acredita que também era tudo por Amor.

Agora Deus chamou-Te para junto d'Ele, no coração deixas-Te saudade, mas sei que ao olhar para o Céu a estrela mais brilhante és Tu.

Fico feliz porque Deus deu-me a graça de passar 16 anos a teu lado!
Para sempre aqui <3 Avôô

domingo, 26 de abril de 2009

Amar

O nosso Domingo hoje, III Domingo da Páscoa, falava-nos sobre o Amor, mas afinal o que podemos entender por Amor?
Podemos Amar muita gente, muitas coisas, mas sobretudo devemos Amar Deus, sobre todas as coisas.

Há vários tipos de amor:
- Avós
- Pais
- Tios
- Padrinhos
- Amigos
- Namorado
- ...
Mas cada um Ama de maneira diferente e cada um tem sua maneira de o mostrar. Porém, não devemos levar à letra certas "bocas" (o que ocorre muito na sociedade de hoje), devemos sim pensar naquele que amamos, e devemos respeitar-nos uns aos outros, para assim mostrarmos o Amor que sentimos.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Pensando bem, pensando no futuro, tudo está para vir ...
De hoje a dois meses entrarei de férias e daqui a 100 dias algo vai acontecer ... Só espero que corra tudo bem e seja de todo o meu agrado, claro que irá ser ... Aventuras, Noites passadas acordada, entre muitas outras palhaçadas é comigo.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

De volta ...

Pois é ... passaram-se num instante, mas já se acabaram e foram pequenas!
Depois de quinze dias mais dois por ter estado doente estou de volta para mais uma etapa. Esta terceira e última etapa que terá 42 dias, ou seja, 1008 horas; 60480 minutos; 3628800 segundos.
Lá vou voltar à rotina:
- Acordar cedo
- Ouvir os professores
- Estudar
- Passar horas a ensaiar
- Estar com os amigos
... ou seja, vou começar com a "azáfama" de sempre.
Já se acabaram as minhas noitadas, a passar os Evangelhos de Domingo de Ramos e o de Sexta-feira Santa em livro; a programar actividades, neste caso, a embrulhar amêndoas para oferecer no Domingo de Páscoa e por vezes a publicar textos nos blog's.
Por agora resta-me entrar com o pé direito e estudar.

domingo, 12 de abril de 2009

Reflexão

- Porquê tanta discussão
- Porquê tanta revolta
- Porquê tanto sofrimento
- Porquê tanto mau olhar
- Porquê tanta intriga ...

... Se no fundo tudo acaba da mesma maneira, do mesmo modo, com um desfecho mais dramático ou um mais simples, mas infelizmente vão todos para o mesmo local.



Amigo


Afinal qual o papel de um amigo?
No meu ponto de vista um:
- Amigo não magoa
- Amigo não trai
- Amigo não se cansa de nos ouvir
- Amigo não nos deixa nos bons e maus momentos
- Amigo não nos abandona
Hoje em dia é difícil termos Amigos em que confiamos neles, porque infelizmente, e são muitas as vezes que utilizam os Amigos para subir na vida, ou simplesmente para se darem melhor com determinada pessoa.
Muitas vezes os que se demonstram nossos Amigos viram-nos as costas de um momento para o outro e nós sem percebermos o porquê. Neste caso, há pergunta "porquê" recebemos como resposta o silêncio. Mas também é por isso que diferenciamos os tipos de Amigos, eles podem ser ... Amigos coloridos, Amigos verdadeiros, Grandes Amigos, Amigos, Conhecidos e Inimigos.
Hoje em dia, na sociedade é triste, mas é a realidade ... Nós passamos muito tempo a falar mal das pessoas que nos chateiam, que nos tentam estragar a Vida, em vez de elogiaremos aqueles que demonstram ser os nossos verdadeiros Amigos.
"Fazer novos Amigos é fácil,
mas é difícil conservar os velhos!"

sábado, 4 de abril de 2009

Meu Deus, Meu Deus
porque me abandonaste?


- Neste início da Semana Santa, que ninguém se sinta sozinho (a), Deus morreu por nós, Ele estará sempre conosco, em todos os momentos, bons ou menos bons.
- Estamos todos na cruz juntamente com Ele, no meio ou numa ponta estamos com Ele.

quinta-feira, 26 de março de 2009

A Verdadeira Amizade


Conheci muitas pessoas ao longo da minha vida, parte delas já esqueço, o nome, a cara, tudo, mas em ti ... conheço-te à quase 10 anos e nunca me esqueçi sequer de um só cabelo teu, para mim és parte do meu coração, e só de nome eu sei, mas eu sinto no coração aquilo que te chamo: "Mana".
A amizade é muito importante ... eu desabafo contigo, conto-te até ao mais pequeno promenor do meu dia-a-dia e tu igualmente.
Estamos sempre livres uma para a outra, por mais coisas que tenhamos para fazer, a nossa amizade está acima de tudo. Já lá vão quase 10 anos, em tanto tempo aprendi que se algum dia me afasta-se de ti, perco parte do meu coração. De dia para dia sinto que a nossa amizade vai subindo mais um degrau. Um amigo verdadeiro é aquele que sabe tudo sobre nós, aquele que nos consegue descrever, dizer defeitos e qualidades. Ao longo de quase 10 anos cresci e aprendi ao teu lado.
Aprendi contigo o porquê da vida, o porquê de viver. Sei hoje, que cada momento que passo contigo são os melhores momentos da minha vida. Sempre tive um ombro amigo para chorar quando mais precisei, sempre houve portas abertas nos momentos mais difíceis. Os teus problemas são os meus problemas e os meus problemas são os teus problemas.
Agora que olho para trás, vejo um longo percurso de 10 anos.
Mas sinto que cada segundo que passamos juntas, contribui para nos conhecer-mos melhor, que cada minuto contribui para nos darmos melhor, e que cada dia contribui para aquilo que hoje chamo: "A Verdadeira Amizade".
Com um simples olhar, entendo aquilo que me queres dizer, com um simples abraço entendo o que queres ver, com uma simples palavras entendo o que significa a nossa amizade.

Comentário: Este texto foi a minha mana que me fez, uma mana não de sangue, mas de coração. Uma mana que não tenho, uma mana com quem posso contar para tudo, e se algum dia tive a prova disso foi ontem. Nem nos momentos mais complicados ela me abandona. Espero que saibas que eu quero-te sempre comigo, nos bons e maus momentos. Mesmo havendo aquelas pessoas que querem destruir a "Nossa Amizade", que esqueçam porque não vão conseguir. Nem sempre estamos de acordo com tudo ... Mas a verdadeira amizade é assim ... Cada uma tem sua opinião, sua maneira de ver as situações.

Este ano vai sei especial ... Além de fazer 17 anos será este ano que fazemos 10 anos que nos conheçemos, que partilhamos muitos momentos !

Obrigado por tudo Mana :)





sábado, 21 de março de 2009

Primavera


A Primavera é…O teu sorriso
A tua juventude o teu olhar
É tudo o que eu preciso
Para não ficar indeciso
Quando te vejo passar
*
A Primavera é…O amor
O renascer o germinar
O principio de cada flor
Perfumando com seu odor
Todos os tempos do verbo amar
*
A Primavera é cor…É sonho
É reviver com alegria
A fuga do Inverno tristonho
Passagem para o Verão risonho
Imaginação para a fantasia
*
A Primavera é…De novo vestir
O tempo que antes estava nu
É a natureza e o seu evoluir
A beleza que volta a reluzir
A Primavera…És tu.

josémanangão